segunda-feira, 14 de outubro de 2013

III Simpósio de Saúde Quântica e Qualidade de Vida - 13 a 15 de setembro 2013 - ANHEMBI - SP

 O III Simpósio de Saúde Quântica ajudou o Governo de São Paulo na aproximação com a Região Sul do Estado, onde se concentra o menor índice de renda per capita.

 --------------------------------------------------------------------------

O III Simpósio Internacional Saúde Quântica e Qualidade de Vida, como forma de promover a responsabilidade social-local e o acesso às terapias integrativas, promoveu, durante o dia 12 de setembro, véspera do evento, uma vigília terapêutica de atendimento aos dependentes químicos acompanhados pela ONG Quilombo de Luz. A ação foi coordenada pelo pernambucano Prof. Givanildo Amâncio da Silva, o Maestro Gil, da Caravana de Luz Cultural (http://caravanadeluzcultural.blogspot.com.br/2009_03_01_archive.html), e levou alento a uma comunidade chamada Quilombo de Luz, no Bairro de Capinzal, Cidade de Registro, localizada na Região mais pobre do Estado de São Paulo, conhecida como Vale do Ribeira.
Na ocasião, a equipe de terapeutas holísticos da Caravana de Luz Cultural conduziu diversas técnicas homeopáticas e de cuidados integrativos em uma área de mata atlântica dentro do Vale do Ribeira. Nos atendimentos recebidos pelos dependentes químicos houve quiropraxia, com José Ferreira Ramos/SP, terapias com argila medicinal e música percussiva orgânica com Maestro Gil Amâncio, aromterapia com Simone Regina da Costa e terapias individuais e em grupo com a Dra. Rosa Lila Cuevas – México.
A organização dos produtos da terra como argila e folhagens terapêuticas ficou a cargo do Sr. Gil da Floresta, um residente do Quilombo, da empresária Vandrely, conhecida como Irmã Dila, e Aníbal Macário, psicopedagogo paulista. Entre 2 e 11 de setembro de 2013, o Maestro Gil desenvolveu residência artístico-terapêutica junto à Comunidade do Quilombo de Luz para conhecer os terrenos geopolíticos e físico-humanos da localidade. Ao mesmo tempo promoveu a iniciação aos conceitos básicos e vivências ligadas a PIC1s – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Todo o processo trabalhado segue em consonância com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, conforme normativa publicada pelo DAB – Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde do governo federal - http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnpic.php .
Além disso, durante a IV ExpoQuantum – Feira de Saúde Quântica, Qualidade de Vida e Tecnologias Sustentáveis, a Universus Produções Artísticas, liderada pelo Maestro Gil, e a ONG Quilombo de Luz mantiveram um estande vendendo produtos da Mata Atlântica (fitoterápicos, argila, raízes). Também houve quiropraxia para arrecadação de recursos para custear o tratamento dos dependentes químicos.
“É importante destacar o compromisso do evento em ajudar pessoas que mais precisam no local onde o Simpósio está acontecendo. Chamamos isto de responsabilidade social local, aproveitando nossas habilidades terapêuticas que vão sendo distribuídas numa caravana de luz, amor e solidariedade”, destaca o pesquisador, consultor e idealizador do Simpósio e da ExpoQuantum Wallace Liimaa. O coordenador da Vigília Terapêutica da Caravana de Luz Cultural, Maestro Gil Amâncio, complementa: “É um momento em que o evento dá um retorno à sociedade, in loco. É uma oportunidade de vivenciarmos a ajuda em sintonia com o espírito coletivo. Como diz a frase atribuída a André Luiz, ‘quem não vive para servir, não serve para viver’”.
Assim, os investimentos feitos na inscrição do III Simpósio Internacional Saúde Quântica e Qualidade de Vida, além de viabilizarem o custeio do evento, possibilitaram a democratização do acesso às terapias da Saúde Quântica que neste ano ajudaram no tratamento de dependentes químicos da Comunidade do Quilombo de Luz.

ANEXO: Fotos - Ana Maria Félix Peixoto/SP (Empresária e Consultora)


A Caravana de Luz Cultural teve uma versão em setembro de 2013, específica com foco em Saúde Quântica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

A Coordenação foi do Prof. Givanildo Amâncio / Maestro Gil – membro –diretor da Empresa Universus Ltda. (CNPJ – 02.020.718/0001-75). Que vem trabalhando em parceria com o Simpósio Saúde Quântica desde a primeira edição do Simpósio Internacional de Saúde Quântica.

A participação e composição da ação do voluntariado foram compostas por pessoas residentes no Quilombo de Luz – Bairro do Capinzal – Registro – Vale do Ribeira – SP, mais os nomes supracitados.

Agradecemos a oportunidade ao III Simpósio de Saúde Quântica, na pessoa do Prof. Wallace Liima pela postura de compromisso em ajudar, a cada local onde estiver se realizando o evento, um grupo de pessoas carenciadas em várias dimensões, sobre tudo com a configuração da baixíssima renda Per Capita.
Quem quiser compor a Caravana de Luz Cultural para próximas edições ou receber informações das pedaladas solidárias manda email para givanildo.amancio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário