segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cidade de Capoeiras - 22-24 de maio de 2009

Se você quer realmente crescer, é preciso permitir que outros cresçam com você para lhe dar sustentação. Quando uma pessoa cai, muitos caem com ela. Mas quando alguém se levanta muitos se levantam também.




A Caravana é colorida, não tem separação de raça, credo ou cor.
É preciso todos dar as mãos para construir um mundo melhor a partir da nossa união cultural e inter-cultural.








É no quintal de uma escola onde pode brotar um novo olhar para reutilização de baldes e latas com exclusividade para aprendizagem do maracatru ecológido.
NAÇÃO MARACATU ECOLÓGICO, Oficina Coordenada pelo Mestre Reizinho no Colégio Municipal de Capoieras.

Ao ar livre todos começam a sentir o pulsar do ritmo que lembra a terra, o chão, a natureza. A vida do ser humano é cadenciada pelo coração.
Pelo aferimento do andamento ritmico temos notícias do nível de saúde corporal.
Preservar a natureza com maracatu é mais que só fazer música , é preservar a sinfonia e afinação da natureza.








Quando a aula de Capoeira acontece com cidadania, Capoeiras participou através das quatro turmas de crianças chegando a quase 60 c0mponentes. Tudo sob o Comando do MESTRE VAL, do GRUPO DE CAPOEIRA GUNGA DE PERNAMBUCO.











As aulas de Dança Popular iniciaram o alfabeto dos passos em grupo. Dançando para recriar a vida com Macílio.






Os olhos atentos da turma de Produção Cultural, sob o comando de George Rodrigues, especulou as possibilidades dos sistemas de incentivo a cultura e programas governamentais de educação para Cidade.












O Professor King, organizou sua exposição de desenhos produzidos conjuntamente com os alunos de Capoeiras.













O Professor Sérgio trabalhou Arte Educação integrada a dança e ao teatro.
















Com o Professor Rodrigo Baldow a matemática ficou mais fácil para professores e alunos, na telinha. As aulas de matemática com vídeo e literatura infantil embalaram novos conceitos de educação matemática sob novo ângulo.






















A jovem entrevistada da oficina da Professora Elaine, da "Hora do Conto" surpreendeu-se com a entrevista a queima roupa do Maestro Gil, Coordenador da Caravana Cultural.






















Oficina de ARTESANATO com papel que iria para o lixo
Coordenada pela Mestra Valderez, que transforma as coisas do lixo em coisas de luxo.

A Equipe ficou muito bem hospedada na Fazenda de DUDU, o Prefeito de Capoeiras. Essa linda jovem é Flora, filha de Déborah, Professora de Música Orgância da oficina de Anti-Estresse para Professores.








A Professora Josevalda, Professora JÔ, Secretária de Educação de Capoieras, deu um belo depoimento na finalização da confirmação de novos horizontes educativos, da sensibilidades e força de vontade da juventude de Capoeiras.



Professora Val de Artesanato presenteou a Primeira Dama Dona Celina com um coração de papel, representando a sensibilidade frágil dos sentimentos, que sempre podem ser reconstruídos com perdão, amor e trabalho.




A oficina de jornalismo, dinamizada pela Jornalista Aline Ramos que testemunhou a super-animação da turma de jovens pelas formas de construções de instrumentos de comunicações populares.




Para concluir fica a mensagem que precisamos dar-nos as mãos para crescermos, não só como desenhos de pessoas mas como seres humanos. Recado da professora e cantora Deborah Crivelarre a esquerda.



A música, as artes e os saberes são bálsamos para nossas almas. Se estudados e produzidos com qualidade técnica e eficácia de amor\doação na inter-relação com alunos x professores x alunos (todos somos os dois ao mesmo tempo, envolvidos nas experiências das nossas Caravanas) mesmo que rapidamente, sempre teremos melhores dias - por consequências de bons e gratificantes momentos.
Interessados em participar devem mandar email para givanildo.amancio@gamil.com com dois arquivos anexos:
  • um currículo completo; e
  • proposta de curso informando título; apresentação do que vai fazer\do que se propõe a desenvolver no curso e lista de material mínimo que vai precisar, se for necessário como toca cd, tv, dvd, papel, cartolinas etc...

3 comentários:

  1. título
    apresentação
    material utilizado
    É só isso?
    precisa justificar?

    ResponderExcluir
  2. Oi gente caravaneira e gente de capoeiras.

    Bom rever alguns momentos daquele fim de semana.
    A Flora adorou ver a foto dela no "CAVALO" (é nome dele mesmo!)
    Espero que a Carana de Luz Cultural continue assim. Alegre e radiante de luz e sabedoria.

    Bjs a todos.
    Deborah

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente como estou com saudades e inveja de vc porque nao vou este final de semana com vcs a catente mas tudo bem fica pra nao posso ir ois vou participar da feneart espero que todos vc visite a fenert em especial nosso estand da cidade da copa sao lourenço da mata o n. do estand e 69-70 nao esqueça sera um prazer ter a visita de todos vcs beijos a todos boa viagem e boa oficina bjs a todos

    ResponderExcluir