segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cidade de Rio Formoso - Zona da Mata Sul 24-26 de abril de 2009

A abertura ocorreu na Escola Municipal Pedro de Albuquerque, na noite do dia 24 de abril de 2009 e foi feita pelo Secretário de Cultura da Cidade de Rio Formoso, o artista Edmar, que além de ocupar cargo executivo no Município, na área da cultura, vem atuando como militante cultural da cidade. Estava à sua frente o Mestre Joca de boné atento às palavras do anfitrião.

A platéia foi bem empolgada e recebeu os caravaneiros com muita alegria, mesmo com o atraso de quase uma hora da chegada da caravana na cidade.


Na saída da Escola Municipal Pedro de Albuquerque, liderado pela sua Diretora, Profa. Lai, encontrava-se o "cardápio dos saberes" oferecido naquele prédio. O quadro você pode observar logo abaixo, ladeado pelo coordenador da Caravana de Luz Cultural, Maestro Gil.

A nossa tutora nos reservou o lanche da primeira noite, após a abertura, que aconteceu na Escola Estadual Wilson, onde ficamos hospedados.
No final do jantar o Mestre Joca, que viajou na Caravana para dar noções de pedreiro e eletricista, fez em nome do grupo uma homenagem a Dra. Ângela Lundreguen. Joca entregou o seu livro "Joca, uma lenda viva do Bairros da Torre", autografado por todos. Esse livro conta a história mirabulante e rica de João Timóteo da Silva\Joca cuja escrituração contou com a participação do maestro Amâncio, como coautor do Livro.
Após palmas e agradecimentos vamos as aulas de Capoeira no pátio da Escola Municpal Pedro de Albuquerque que recebeu as Oficinas de Introdução à Jornalismo, Música, Canto-Coral, Elaboração de Projetos, etc. Quando começamos as aulas do sábado, dia 25 de abril de 2009 a fila se formou em frente a Escola Pedro de Albuquerque, localizada de frente para o prédio da intendência, onde se localiza a Secretaria de Cultura. Uma casa com parede verde.
No rosto da garotada percebiam-se expressões de interrogação misturadas com curiosidade. Filas se formaram em frente à Escola Municipal Pedro de Albuquerque antes das oficinas começaram. Os grupos de trabalhos foram montados a partir de inscrições prévias.
Na foto abaixo, a oficina de introdução ao jornalismo. Os alunos estão discutindo as pautas de um programa de televisão que vão montar.
As aulas de dança abordaram os significados pernambucanos de suas raízes geopolíticas contemporâneas cravadas pela obra do Chico e o mangue.
No final da aula o Prof. Rodrigo deu uma pala de dança do ventre, que foi show. Pois dança do ventre gera saúde para as mulheres em vários níveis, como a diminuição das cólicas e ampliação da sensualidade.
Na parte da tarde do sábado novo encontro em frente a Escola Municipal Pedro de Albuquerque para reingresso nas salas.
As aulas continuaram de forma incansável e todas as oficinas apresentaram resultados na quadra do Ginásio de Rio Formoso.

Os alunos da oficina de artesanato com material reciclável apresentaram seus trabalhos: pufis e sofás de garrafa peti.
Dessa turma um professor de teatro apareceu. Saiu da condição de aluno e se voluntarizou a ensinar teatro na Cidade de Rio formoso. O rapaz da foto abaixo, que está em pé, se comprometeu em não deixar a peteca cair na área do teatro em Rio Formoso.
Enquanto isso as professoras do Município alongavam-se com a professora Karina, esposa do prof. Val de capoeira. Essa oficina experimentou as posturas de estiramentos musculares e técnicas de relaxamento visando viver com mais prazer e menos sofrimentos.
Os estiramentos associados à respiração produzem um ótimo efeito relaxante para todos os seres humanos.
Já nas salas os gupos de trabalhos e estudos continuavam simultaneamente produzindo saberes e trocando conhecimentos. O rosto do Secretário de Cultura não escondia sua satisfação durante a entrevista aos alunos do curso de introdução à jornalismo.
Rio Formoso, Cidade com largo potencial turístico, ainda inexplorado. Os alunos do curso de jornalismo tiraram fotos do mangue, vegetação típica da cidade, para mostrá-lo no jornalzinho que produziram.

Lá em Rio Formoso tem o grande Mestre de Capoiera chamado Lino, que coordena o Grupo Cordão de Ouro que ficou nosso amigo e de todos da Caravana. Tivemos notícias pelo Professor Val, Mestre de Capoeira que viajou conosco do Recife, que após nossa passagem por Rio Formoso, o Grupo de capoeira aumentou sua participção em termos de número de participantes. Os pais da garotada de lá confirmaram a grande valia da arte com os professores visitantes.
Tudo ficou acertado entre nós: Coordenador da Caravana, Professor Val, Mestre Lino, Grupo de Propdução Cultural, Dra. Ângela, Vereadora da Cidade líder do Governo Municipal na Câmara para darmos continuidade aos trabalhos de implantação e manutenção dos grupos culturais em Rio Formoso.
A gente espera que outros encontros e reencontros possam ocorrer para nos dar a grata satisfação de amigos revermos.
Como o futuro melhor depende do que fizermos agora com o nosso melhor, estamos certos que juntos estamos construindo mundos que são nossos e melhorados por nós coletivamente.
Ninguém está de fora. Todos estão convidados. As portas estão abertas. Entrem. Tomem assento.
Retome seu grupo de trabalho e não deixem a chama morrer. Estamos juntos em sintonia, irmanados pelos mesmos ideáis de buscarmos a construção de uma sociedade cada vez melhor.
Viva a Rio Formoso!

3 comentários:

  1. que bom ver D.Penha dando exemplo e contribuição, parabéns...uma pergunta: é possível saber a quantidade de alunos antes da aula ou só lá, in locum, quando a caravana chega?...sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. que saudade de minhna Terra queria eu participar deste lindo trabalho.bjs a todos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da visita da caravana, mas vale tambem citar a participação da Companhia Iobuguaçú de arte e cultura que não ficou reduzida apenas nas oficinas de dança!

    ResponderExcluir